Desenvolvimento de game para console pode custar até US$ 28 milhões
Desenvolvimento de game para console pode custar até US$ 28 milhões
Que jogos eletrônicos custam caro para serem desenvolvidos, isso ninguém duvida. Mas há casos que o valor investido pode ser realmente elevado. A analista da indústria de entretenimento interativo Wanda Meloni está investigando o mercado de games e, na busca dos altos e baixos de 2009, chegou a algumas conclusões surpreendentes.
Para gerações anteriores de videogames, os custos de desenvolvimento giravam entre 3 milhões e 5 milhões de dólares por plataforma. Atualmente, o preço médio de um jogo para uma plataforma gira em torno de 10 milhões de dólares. Mas lançamentos multiplataforma, revela Wanda, têm custo de desenvolvimento entre 18 milhões e 28 milhões de dólares.
Desenvolver jogos para iPhone, Facebook e outras redes sociais ou plataformas móveis exige menos investimento graças a custos de produção baixos. A analista diz que criar um título para uma rede social, por exemplo, fica em torno de 30 mil dólares, podendo chegar a 300 mil dólares em um ciclo de seis meses. Já games para o iPhone e celulares são mais baratos e exigem entre 5 mil dólares e 20 mil dólares e ficam prontos em um prazo médio de quatro meses.