Forrester vê aumento no investimento em tecnologia em 2010
NOVA YORK, 12 de janeiro (Reuters) - Depois de um 2009 difícil, a indústria global de tecnologia verá um aumento de 8,1 por cento nos investimentos este ano com os setores de software e hardware puxando a alta, segundo relatório da empresa de pesquisa Forrester Research.
O crescimento estimado para o mercado este ano, a 1,6 trilhão de dólares, se contrapõe à queda de 8,9 por cento nos gastos globais em 2009.
Enquanto um crescimento mais forte é esperado na Europa, quando medido em dólares, a empresa diz que os investimentos em tecnologia da informação serão um dos maiores pontos de destaque da economia dos Estados Unidos.
Em termos de moedas locais, os Estados Unidos serão a região com o maior crescimento, segundo a Forrester, com um aumento esperado de 6,6 por cento, para 568 bilhões de dólares, após terminar 2009 com recuo de 8,2 por cento.
A empresa de pesquisa vê os investimentos na Europa subindo 11,2 por cento quando medidos em dólares, com os países no lado mais ocidental e central aproveitando uma queda no dólar ante o euro.
A Forrester vê os gastos globais com software subindo 9,7 por cento este ano e divulgou que as compras de equipamentos de computação subirão 8,2 por cento, enquanto os investimentos em equipamentos de comunicação crescerão em 7,6 por cento.
"O retrocesso de 2008 e 2009 está praticamente", afirmou o analista Andrew Bartels, da Forrester. "Todas as peças estão posicionadas para uma recuperação dos gastos em tecnologia em 2010."
Bartels disse que a expectativa é de que a retomada do segmento seja "muito mais forte que a da economia em geral", nos Estados Unidos este ano, com os investimentos em tecnologia superando em mais de duas vezes o ritmo do PIB.
Os investidores provavelmente aguardam os resultados trimestrais mostrando alguns sinais dessas previsões. Um dos mais aguardados é o balanço da fabricante de processadores Intel, no fim da semana.